segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

Reforma do Motor - Primeira Parte

Nesta postagem vou mostrar a reforma do motor do Pangaré Sonhador.
Para começar alguns dados técnicos do Motor:

Fabricante - Scania
Modelo - DS11
Potência - 296 HP
Cilindros - 6 em linha
Cilindradas - 11.020 ou 11,02 dm3 ou 11,02 litros
Ciclo de trabalho - 4 Tempos
Relação da compressão - 15:1
Quantidade de óleo no motor - 25 litros

As imagens a seguir foram feitas na época da compra do "Latão" (26/02/2011), como dá para perceber comparando com a imagem de 19/05/2011, falta o parafuso que fixa a polia ao virabrequim.
No vídeo logo abaixo, dá para perceber uma oscilação na polia principal, mas como na época da compra eu não entendia nada de motor diesel, e tinha um mecânico de "confiança" acompanhando, ao lhe perguntar sobre a oscilação, ele me disse que era "normal".






Polia sem o parafuso

Polia com o parafuso 


A seguir as consequências dessa "normalidade", ela provocou o alargamento do canal da chaveta, no virabrequim e na polia.





Além dos problemas já citados o motor estava super aquecendo e a água do radiador "sumindo", devido a junta do cabeçote estar queimada, cheguei a rodar mais de 20 km sem água.

Háhá!!!, descobri, problema de junta, junta tudo e joga fora. kkkk

Mas como eu sou Brasileiro, não desisto nunca!!!!

Com todos estes problemas, realizei o deslocamento do "Dino" de Canoas no Rio Grande do Sul para Florianópolis em Santa Catarina e por incrível que pareça o motor não fundiu.
Cheguei a conclusão que este motor Scania é muito bom e resistente.

A seguir a desmontagem do motor para realizar o conserto.











Válvulas 
Bloco do motor
Pistões



Bomba Injetora
Rolamento é o que não falta
Caixa de câmbio ainda no Panga

Bloco do motor
Bloco do Motor



Tampa do Carter

Um acidente ao retirar o motor, por fora
Um acidente ao retirar o motor, por dentro


Compressor de Ar
Detalhe do dano ao eixo do virabrequim
Local do Disco e do Platô de Embreagem 
Acima o Trambulador, à Esquerda Saída Para o Eixo Cardã 


O pequeno disco de embreagem


Eixo Cardã com a Cruzeta


Virabrequim Antes de Ser Recondicionado e Retificado
Caixa de Câmbio "Industria Argentina"

Em outra postagem, vou mostrar a montagem do motor.

4 comentários: